Olá! Sou o Bruno Salomão…

Combinação

Escreverei sempre aqui no Homem Independente sobre culinária e outras coisas boas relacionadas a ela.

Sobre mim: Tenho 31 anos, fui advogado e, em 2005, movido pela paixão, ingressei no Senac Águas de São Pedro, local em que cursei a faculdade de Gastronomia. Em 2008, tornei-me professor na Universidade de Sorocaba, de onde saí no ano passado. Também ministrei aulas particulares e em cursos livres no Senac. Neste período, fui consultor gastronômico do “Frigorífico Cowpig”, além de ter realizado trabalhos diversos na área. Alguns ainda devem me conhecer pelo programa “SuperBem”, exibido pela filial da Rede Globo , “TV Tem”, onde tive a oportunidade de gravar matérias executando algumas receitas.

Hoje, porém, desliguei-me da Gastronomia, ao menos como profissão. Recém casado, descobri que o que quero mesmo é ter um trabalho estável e curtir a minha família e os meus amigos. Um dos motivos? Bem…basta abrirmos algumas revistas, sites ou ligarmos a televisão: a coisa, num geral, ficou um pé no saco! É chef pra cá, é chef pra lá, são roupinhas coloridas bonitinhas, combinando com a barba estrategicamente por fazer do cara ou com a maquiagem e cabelo impecáveis da moça. E mundo real, que é bom…nada. Claro que existe muita gente boa na área, com paixão e competência para brilhar, mas essas pessoas, na minha opinião, acabaram se tornando minoria. Uma das coisas que mais me incomodam, é ver um bando de deslumbrados no exercício da profissão, que não sabem fazer, literalmente, o “feijão com arroz”, e tentam vender uma imagem pomposa e arrogante, que muitas vezes não justificam em seus contracheques.

Novidades são bem vindas e importantes, é claro. Mas não consegue entrar na minha cabeça que certos modismos, um dia irão chegar perto das clássicas e simples cozinhas francesa e italiana, sem contar as de várias outras, mundo afora (dentre elas, a nossa deliciosa e variada brasileira). Afinal, uma coisa é “degustar” (palavrinha besta que está em voga) um prato maluco com nome de circo, que muitos provam só para poder contar vantagem sobre os amigos; uma outra, é saborear aquela comidinha bem feita e temperada, que seríamos capazes de comer todos os dias da semana.

Claro que no mundo há espaço para todos os tipos de gostos e bolsos, ainda bem. Mas aqui, nossa ideia será a de trazer algumas receitas e sugestões de pratos que você poderá preparar em casa, sem se sentir intimidado pela tal palavra “chef”, que alguns chatos querem fazer acreditar que designa um misto de cientista com super-herói.

Acreditem: cozinhar e comer é algo que o homem vem fazendo com certo sucesso há muitos e muitos séculos. Com o Homem Independente, isso não será diferente.   :)

Bruno Salomão

Categories: Piloto de fogãoBookmark

Comments are closed.